FECHAR
Camacã: Feira Literária de Camacã marca mais uma edição memorável

Camacã mais uma vez foi palco do evento cultural que vem se destacando a cada ano e envolvendo a todos que participam. A Feira Literária de Camacã (FLICA), em sua 9ª edição, organizada pela prefeitura de Camacã, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e teve como tema: “Brasil: Faces diversas que contam uma história”.

Durante os dois dias, (13 e 14) a Feira encantou a comunidade, visitantes ao celebrar a literatura em todas as suas formas, consolidando-se como um sucesso inquestionável.

O evento teve como objetivo principal celebrar a nossa riqueza cultural, promovendo o contato direto entre escritores, leitores e amantes da literatura em geral. “Nossa intenção foi de enriquecer o cenário cultural do município, proporcionando um espaço de intercâmbio, ideias e experiências maravilhosas com nossos artistas, nas apresentações dos nossos alunos que nos emocionaram com seus talentos”, destacou o Secretário de Educação, Maurício Pimenta.

A abertura do evento aconteceu na manhã de quarta-feira (13) no auditório da Biblioteca Municipal, com o Mestre Escritor Egnaldo França, que abordou sobre Literatura Afro-brasileira. Na sequência, as contadoras de histórias Juliana Martins, Cristina Ribeiro e Ilizandra Correia, que juntas apresentaram uma sessão de leitura lúdica do livro “Também quero aprender” e “Camacã é o meu lugar no mundo”, que encantou a criançada.
Ainda nessa manhã, Camacã teve o prazer de receber a conterrânea e talentosa, hoje Poeta e Escritora Sandy Esteves que apresentou o seu livro “Néctar Poético”. O Encerramento foi com chave de ouro, através do Escritor também conterrâneo, Kalazans, que abordou uma perspectiva única sobre o mundo.

A diversidade literária do segundo dia da FLICA, foi concluída na quinta-feira (14) na Praça do Cacau, com exposição única e colorida que o nosso Brasil oferece. Alunos da rede municipal de ensino apresentaram amostras representativas das regiões brasileiras, demonstrando seu conhecimento e criatividade.
Essa exposição foi um verdadeiro orgulho para a comunidade escolar e um testemunho da riqueza cultural do nosso país. A Fanfarra Estadual de Canavieiras abrilhantou a feira com uma linda apresentação. “Parabéns aos alunos e professores envolvidos nesse projeto incrível”, lembrou o Diretor de Cultura Théu Reis.

O Prefeito Paulo do Gás esteve presente e não escondeu a sua emoção. “Ver a cidade acolhendo esse projeto com tanto carinho e entusiasmo, nos enche de gratidão, e ao mesmo tempo, nos orgulha em ver o nome da nossa cidade nas redes de Tvs divulgando e levando nossa cidade ao cenário até mundial, com isso, nos leva a acreditar que a literatura é uma ferramenta muito poderosa de transformação social, com a aceitação do público só nos estimula continuar desenvolvendo esse projeto para as próximas gerações.” Enfatizou o Prefeito.

E para fechar também com chave de ouro na Praça, a apresentação mais esperada do dia foi da dupla, do ator baiano Jackson Costa e Joaquim Carvalho, o poeta e o cantor arrasaram e fizeram o público cantar junto e se admirar com tanta riqueza da musicalidade.

O Prefeito agradeceu ao Governo Federal e Estadual pelo apoio, parabenizou Maurício Pimenta e toda equipe da Secretaria de Educação do município, ao Diretor de Cultura Theo Reis, aos diretores, professores, colaboradores, alunos, pais dos alunos e todos que trabalharam direta e indiretamente para fazer dessa Feira o sucesso que foi.

Fonte: ASCOM
Edição: Wellington Brito
Fotos: SEMEC e Helton Fabiano.
Auxiliares: Daphny Almeida e Izabel Souza