30 de abril de 2022
A Secretaria de Educação concluiu o Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar no auditório da Biblioteca Municipal na noite dessa quinta feira (28/04). Essa ação faz parte do PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar. Liderado pelas Nutricionistas Carol Arruda e Larissa Vasconcelos, houve uma etapa de pré-inscrição para todas as merendeiras da rede municipal, durante a Capacitação de “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos” realizada em dezembro do ano passado.
Cada merendeira poderia inscrever uma receita de sua autoria, desde que observasse os seguintes critérios: Conter exclusivamente ingredientes utilizados na alimentação escolar, utilizar a Proteína de Soja Texturizada como proteína principal do prato e por fim, Incluir itens da Agricultura Familiar.
As três vencedoras levaram cada uma um prêmio no valor de 500 reais, mais brindes e kits para o uso diário como aventais e toucas personalizadas, banner personalizado e troféu tanto para a merendeira como para e escola, as quais representaram,
Adriana Damasceno do Grupo Escolar Boaventura Ribeiro de Leoventura, com a receita "Baião de 2 com Soja", Edvani Costa da Creche Durvalina de Jacareci com a receita: "Almôndegas de Soja" e Sirlande Rodrigues também da Creche Durvalina de Jacareci com a receita: "Escondidinho de Soja".
A Cerimônia de entrega da premiação foi uma verdadeira noite de gala e contou com as presenças do vice-prefeito Rai de Panelinha, que representou o prefeito Paulo do Gás que estava em compromisso de viagem em Brasília, a primeira Dama Patrícia Santana, o Secretário de Educação Maurício Pimenta, Secretário de Administração Gildo Batista, professores, o adolescente Rian representando os demais alunos, professores, e familiares das vencedoras. No final todos participaram da degustação dos pratos por uma mesa de convidados composta por representantes da classe de merendeiras.
O Secretário Maurício Pimenta comentou, “geralmente as proteínas de soja são ingredientes que não agradam as crianças e lançamos esse desafio aprovado pelas merendeiras, essas receitas vão fazer muita diferença no cardápio das escolas, parabéns a todos aos envolvidos e agradecer ao prefeito e ao vice-prefeito por terem abraçado essa ideia”, completou.
“O que é bom para a escola, é bom para a população, e assim com uma merenda de qualidade, haverá estímulo para estudar e aprender mais”, enfatizou o vice-prefeito Rai.
De acordo com Nutricionista Carol, todas as três receitas serão incluídas no cardápio regular da rede municipal, após tabulação das informações nutricionais.
Fonte: ASCOM
Redação: Wellington Brito
Fotos: Patrick Vidal
Auxiliares: Jabinho Sena, Patrick Vidal, Daphny Almeida e Izabel Santos