22 de novembro de 2021
Ao celebrar a ancestralidade para que os exemplos dos antepassados sejam inspirações às novas gerações na luta contra o racismo, a prefeitura de Camacã, através da Diretoria de Cultura comemorou o dia da Consciência Negra durante dois dias e teve como tema principal “NOSSA COR”.
O dia 20 de Novembro tem como reflexão, respeito ao negro (a), a sua luta e resistência, além da busca pela preservação das memórias e da diversidade cultural dos povos negros. Até hoje, os negros e negras ainda sofrem com a pouca representatividade, o racismo e o preconceito, muitas vezes, velado e disfarçado de opinião.
Foi para fomentar estas questões que o Dia da Consciência Negra foi criado, além de fazer referência a data de morte do quilombola Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência dos escravos.
É neste sentindo que o projeto “NOSSA COR” surgiu, trazendo uma reflexão, processo criativo e intervenções artísticas e culturais, pensando também no desenvolvimento econômico e social da sociedade contemporânea que se associa.
Na sexta feira (19/11) aconteceu na Biblioteca Municipal Mesa Redonda fomentada pela exibição das curtas: “Xadrez das cores e Vista a minha pele” e contou com as presenças do Pai Marquinhos Terreiro, filho de Oxossi de Jacareci, e as palestrantes: Eliana Evangelista (Professora, Historiadora, Pedagoga e Advogada) e Valdirene Silva Guimarães, (Historiadora e professora da Rede de Ensino Municipal e Estadual), e contou ainda com a presença do Secretário de Educação Maurício Pimenta e dos alunos do Colégio Estadual Polivalente de Camacã.
No sábado (20/11) o palco principal foi na Praça do Bené com Capoeira (Grupo Raça), Grupos de Dança (Garotos Thimbahia e Recrutas), Percussão (Projeto Tambor – Professor João Alves) e o Projeto Noite da Musica Boa com diversos gêneros e ritmos musicais.
Para o Diretor de Cultura Marcelo Reis (Théu), “um projeto desta magnitude oferta a sociedade o direito do viver cultural em suas mais diversas expressões, possibilitando o conhecer e o vivenciar a cultura afro-brasileira que é de suma importância para a sociedade que por hora, vem se perdendo no
Fonte: ASCOM
Redação: Wellington Brito
Fotos: SEMEC
Auxiliares de Edição: Jabinho Sena, Daphne Almeida e Izabel Santos