Camacã: Casos de COVID-19 zeram em Camacã

Após um ano e cinco meses, o Boletim apresenta “zero” nas internações, a espera de resultados e nos ativos do coronavírus. A equipe do Centro de COVID-19 está comemorando os resultados de um trabalho árduo, mas, significativo, graças ao esforço de uma equipe que trabalhou dia e noite cuidando de pacientes e na prevenção da pandemia.
O avanço da vacinação é uma das explicações para essa redução, ainda que existam pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose da vacina e jovens de 18 anos ou mais. Segundo a Coordenadora de Imunização Hortência Neves, “algumas pessoas temem a reação da vacina, mas cientificamente elas garantem proteção porque previnem a doença, reduzindo as chances de morte e internações”, afirmou.

A Enfermeira, Coordenadora do Centro do COVD 19 Jaqueline Leite, muito emocionada disse, “a palavra de hoje é gratidão, depois de um ano e cinco meses de pandemia, hoje 16 de agosto não registramos nenhum caso positivo de Covid 19. Foram dias difíceis, mas Deus nos guiou e nos conduziu, agradeço a minha equipe pelo empenho e dedicação, ao nosso prefeito Paulo do gás, ao nosso vice-prefeito Rai e ao nosso Secretário de Saúde João Pio que sempre nos apoiou em tudo. A pandemia ainda não acabou, peço que continuem evitando aglomerações e fazendo o uso da máscara, só assim vamos conseguir manter esse boletim epidemiológico sem casos positivos”, concluiu.

O Secretário João Pio atribui a redução dos casos ao trabalho realizado, “desde ao programa de combate, do plano de contingência da inseminação da doença no Município, com o alerta através de publicidades, até o avanço da vacinação, e vamos continuar até erradicar de vez o vírus em nossa cidade”,
finalizou.

O prefeito Paulo do Gás enfatizou esse resultado, “ressaltamos o brilhante trabalho de toda área de saúde que iniciou na gestão do nosso ex-prefeito Oziel e que vai desde a equipe de combate ao COVID-19 e se estende a Vigilância Sanitária, Coordenação de Imunização, Centro de COVI9-19, o apoio fundamental no início da PM e da Guarda Civil Municipal, SAMU, Equipe do AMEC, Fundação Hospitalar, todos que agiram direta e indiretamente para alcançar esse resultado que pra nós é motivo de orgulho, apesar de perdas irreparáveis, o trabalho vai continuar porque ainda não estamos livres da doença, até que tudo se normalize e todos estejam imunizados”, disse o prefeito.

Embora não impeça o contágio nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos.

Redação: Wellington Brito
Fotos: ASCOM/FOLHA DO CACAU