Camacã: O trabalho fundamental da Secretaria de Assistência Social em plena pandemia

Nesse período de pandemia, embora diversos setores da sociedade tenham paralisado suas atividades completamente ou parcialmente, outros setores tiveram suas atividades intensificadas, em virtude do aumento do número de pessoas que perderam seus empregos, bem como o fechamento das escolas ocasionaram aumento da vulnerabilidade social e dos casos de violência doméstica a crianças e mulheres. Em decorrência disso os serviços ofertados pelos equipamentos que fazem parte da Secretaria de Assistência Social do município de Camacã, tornaram-se ainda  mais indispensáveis.
É primordial o acompanhamento dessas famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade. Para ofertar um serviço de excelência, a secretária da pasta a senhora Ana Clebia Bastos conta com uma equipe multidisciplinar formada  por diferentes profissionais entre eles: assistentes sociais, psicólogos, enfermeira, cuidadoras sociais, capacitadores do primeira infância no Suas, gestores do Bolsa família, conselheiros tutelar, cuidadoras da casa abrigo dentre outros.
Para garantir a todos os munícipes acesso aos seus direitos fundamentais, sobretudo em situação de pandemia, onde estão todos abalados emocionalmente, perderam amigos ou entes queridos, ter um olhar humanizado para essa população é um dos diferenciais do trabalho que vem sendo desenvolvido há 5 anos.

Mesmo com parte da equipe também tendo sido vítima de contaminação em decorrência do COVID-19, os trabalhos permaneceram com entrega de alimentos do PAA- Programa de Aquisição de Alimentos, Bolsa Família, dentre outros. O programa Primeira infância no Suas tem realizado um trabalho que é referência na região e assim como os demais equipamentos.

O prefeito Paulo do Gás esteve em um dos eventos, promovidos pela secretaria de assistência social através do CRAS e da equipe supracitada, realizado, para as crianças que encontram-se acolhidas na Casa Abrigo deste município.
Na oportunidade o prefeito Paulo do Gás destacou: "-acompanho o trabalho da equipe. Cuidar de pessoas é cuidar da vida e isso a Secretaria de Assistência Social tem feito com muita responsabilidade e determinação”.

A secretária Ana Clebia declarou: “Não estamos medindo esforços para garantir os direitos da população, mesmo enfrentando essa pandemia, nosso desejo é priorizar o bem estar de todos, inclusive damos o suporte necessário as equipes dos diversos equipamentos para que possam se deslocar até outras cidades para viabilizar demandas da população.

Reportagem: Jabinho Sena
Redação: Wellington Brito e Secretaria