18 de maio de 2020
A Prefeitura de Camacã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência através do Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Casa do Abrigo, Primeira Infância, Bolsa Família, iniciou desde o dia 11 de maio, a campanha sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em virtude da pandemia do coronavírus, bem diferente dos anos anteriores, o evento de conscientização não houve palestras, a tradicional caminhada pelo centro da cidade e outras atividades, para se evitar aglomeração de pessoas.
Esse dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Secretaria e toda sua equipe resolveram substituir por um vídeo produzido e postar nas redes sociais. Esse ano seria o 20º ano de mobilização e a proposta da Secretaria é destacar essa mobilização, sensibilizando, informando, e convocando toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
“É preciso que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos por lei, para que haja um desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, afirmou a Secretária Ana Clébia.
A Psicóloga do CREAS Daiany Fernanda, disse, “Contamos com a participação de todos, porque essa campanha é de todos, todo ano a gente trabalha nas escolas, unidades de saúde, esse ano tivemos que reinventar”, destacou.
A Secretaria conta com o apoio e parceria da Guarda Civil Municipal, PM, Regional Sul FM, Informativo Camacã e Região, Folha do Cacau, Blogs e demais meios de comunicação. Qualquer pessoa que tiver conhecimento de casos de abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes pode denunciar através dos seguintes números: Conselho Tutelar-(73) 9 9952-8439/ Polícia Militar- (73) 283-1540/ Polícia Civil- (73)3283-1113/ Guarda Civil Municipal- (73)3283-0257, ou ainda pelo Disque 100, que é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Redação e Reportagem: Wellington Brito e Jabson Sena (Jabinho) Auxiliar: – Daphne Almeida: