Camacã: Futuros Conselheiros Tutelares recebem treinamento e capacitação

A capacitação dos Conselheiros Tutelares aconteceu no intuito de preparar os novos profissionais para atuação, cuja posse e diplomação acontecerão na sexta-feira (10). O treinamento desenvolvido pelo advogado Robenilson Sena Torres e Sales Barbosa, Presidente da Associação Estadual dos Conselheiros Tutelares da Bahia e foi divido em duas etapas, na  quarta-feira (09) a parte teórica, onde foi exposto historicamente o surgimento dos direitos da criança e adolescentes, um momento de conscientização onde informações foram trocadas de maneira mais teórica.
O Vice-Prefeito Paulo do Gás esteve presente e “agradeceu a equipe de palestrantes pela presença, parabenizou o trabalho da Secretaria de Assistência Social na pessoa da Secretária Ana Clébia e sua equipe e desejou boa sorte aos novos conselheiros”, finalizou.
Na quinta-feira (10), com caráter mais prático, os conselheiros aprenderam suas funções, com simulações de situações que terão que tratar no dia a dia.
Toda equipe da Secretaria de Assistência Social esteve presente na 1ª etapa, porém, a segunda foi restrita aos conselheiros a equipe de trabalho direto. Em sua fala, Robenilson Sena falou “houve uma grande evolução ao longo dos anos no que diz respeito a proteção a crianças e adolescentes. Estamos engatinhando, ainda temos muito que lutar para proteger esse público. A responsabilidade é de todos, família, estado, sociedade e juntos seguimos na luta”, disse o advogado.
Sales Batista compartilhou “Precisamos refletir sobre a lógica que regeu o Brasil no que diz respeito a criação. Aprendemos que violência não resolve o problema, a “porrada”, o castigo, abandono, a violência exacerbada no Brasil gerou o contexto de violência que temos hoje. Precisamos mudar essa realidade”, completou.
A Secretária de Assistência Social Ana Clébia falou “todo conhecimento é pouco, esse é um momento impar pra tirar dúvidas, que nossos conselheiros saiam daqui mais instruídos ainda. Conhecemos os instrutores, sabemos que são capacitados e devidamente habilitados para instruir, estamos gratos por esse momento”, concluiu Ana Clébia.

Camacã: Futuros Conselheiros Tutelares recebem treinamento e capacitação