Cafeicultores da cidade foram convidados para uma reunião com a Secretaria de Agricultura com sua equipe, onde foi colocado em pauta o impacto da fumaça derivada da produção de café. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Vereadores.

O excesso de fumaça no município de Camacã tem sido uma das consequências negativas do aumento da produção de café na cidade e distritos. A população frequentemente tem gerado reclamações em hospitais, à vigilância Sanitária, bem como às autoridades da cidade e na busca de encontrar um bom senso, os produtores foram ouvidos, bem como a população representada pela Vigilância Sanitária através da Secretaria de Saúde,  Vereador Fábio da Bios e Representantes dos Conselhos do Meio Ambiente, da Saúde  e Direitos Humanos. Esses Conselhos tem sido peças fundamentais na correção e fiscalização em defesa do cidadão.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Eduardo Ramos ressaltou a importância de uma decisão ser tomada, uma vez que é uma cultura que está crescendo muito rápido, porém infelizmente está trazendo consequências à população. “Não podemos afetar a saúde pública em detrimento de algo comercial, por mais vantajoso e produtivo que possa parecer para a comunidade, uma vez que tem gerado emprego e renda, é algo que tem afetado a saúde pública, e a saúde da população tem que vir em primeiro lugar, não vamos abrir mão disso”, falou Eduardo.

O Projeto de Lei foi criado, e em resumo, determina que por hora todos os secadores de café sigam os horários estabelecidos das 07:30h da manhã às 23:00h e a partir desse horário até as 07:00h da manhã utilizar a lenha para diminuir a fumaça. Haverá fiscalização por parte da equipe da Secretaria durante a noite com a finalidade de que não prejudiquem a população. O IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal possui um regulamento, no qual será adequado de acordo com a realidade do município e utilizado como parâmetro.

ResponderEncaminhar

Camacã: Secretaria de Agricultura e cafeicultores se reúnem para discutir a respeito da fumaça decorrente