Camacã: Caravana Pela Vida mobiliza população a doar sangue

A Caravana Pela Vida tem como objetivo comover as pessoas a doar sangue num ato de amor e solidariedade. A campanha já recrutou mais de 300 pessoas e neste sábado (15) mais 4 ônibus estarão saindo da Garagem da Prefeitura as 06:00 horas para o Hospital Calixto Midlej Filho – Santa Casa de Misericórdia de Itabuna a fim de levar os doadores para mais uma doação coletiva.
 Segundo o organizador da campanha O Sr. Isaías Bastos, o projeto veio do coração de Deus e emanou para o seu coração. A cada 3 meses Isaías visita as escolas e igrejas na busca de voluntários, “doar sangue, é doar a vida pelo nosso próximo, imitar a Jesus Cristo, o maior doador de sangue de todos os tempos”, comentou.
Ainda segundo o coordenador, são 4 anos que o prefeito Oziel apoia a campanha liberando transporte e dando todo o suporte, ele que sempre foi um lutador a favor da saúde.
O secretário de Educação Agnevan Nascimento, o Secretário de transporte Omarques, popular Careca e vários outros coordenadores dos ônibus garantiram que apesar da ausência temporária de Oziel, o projeto será mantido com total apoio da prefeitura.
O organizador possui uma autorização para que as pessoas menores de Idade, possam doar, basta apenas que os pais assinem autorizando.
Os requisitos para doação de sangue são: Estar em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade; Pesar no mínimo 50kg; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar; Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.
O telefone para contato é (73) 98202-2641.