17 de março de 2020
Uma equipe da prefeitura envolvendo vários setores, se reuniu com o prefeito Oziel e o vice-prefeito Paulo do Gás no domingo (15) na sala do Gabinete para definir uma reunião em caráter emergencial com os Gestores das escolas, Coordenadores Pedagógicos das Escolas Públicas e Privadas, representantes de Igrejas, representantes do Conselho Municipal de Educação, Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Vereadores, na manhã de segunda feira (160) no auditório da da Câmara Municipal de Vereadores, afim de traçar planos e estratégias em caráter preventivo de combate à Pandemia do Coronavírus Covid 19.
Todos compareceram e durante a reunião, sugestões, opiniões foram discutidas visando garantir políticas sociais e econômicas para à redução do risco de propagação do Coronavírus e suas consequências em nosso município.
A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Jamile Matos, passou algumas orientações e procedimentos, instruções e medidas de prevenção e lembrou dos riscos de aglomerações de pessoas, nas escolas e outros setores”, concluiu.
O vice-prefeito Paulo do Gás esteve presente representando o prefeito Oziel que estava cumprindo viagem agendada, destacou “temos que nos unir nesse momento e a prefeitura se coloca a disposição de todos”, disse.
O Secretário de Saúde João Pio deixou claro que não há nenhum caso registrado em Camacã, “alguns comentários em relação a pessoas que supostamente estavam infectados, foram descartados. A Secretaria de Saúde está acompanhando todo monitoramento do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do estado, nesse momento todos nós precisamos fazer a nossa parte, a Secretaria de Saúde está tomando todas as medidas necessárias para atender no que for possível”, destacou o secretário.
O Diretor da Fundação Hospitalar da Mata Atlântica, Madson Silva parabenizou a prefeitura pela iniciativa, e disse da preocupação dos casos que estão surgindo já próximo a região. “Precisamos conscientizar população, evitando que procurem o hospital por falta de informações por conta de boatos inexistentes. Camacã hoje é um polo referencial na região, mas ainda sim, quero deixar bem claro que Fundação hoje não apresenta nenhuma estrutura para atender alguém que apresente os sintomas da doença, mas estamos buscando através da Secretaria do Estado suporte para estarmos preparados para qualquer situação”, finalizou.
O Secretário da Educação Agnevan Nascimento também estava presente, a Secretária de Assistência Social Ana Clébia, APLB Sindicato, Chefe de Gabinete Eudes Rocha, Dr. Adonias Júnior, Procurador Geral do Município, representantes de igrejas, Conselhos Municipais, Conselho Tutelar, Servidores Públicos e demais entidades e setores privados.
O presidente da Câmara de Vereadores Sargento Ferraz garantiu no seu discurso uma verba extra para uma eventual necessidade no combata ao vírus. Os vereadores Bacalhau, Romeu da Ambulância, Fábio da Bios, Fernando de Mestre Pedro, Vaguinho da Farinha, Didico e Miqueias que participaram da reunião, aprovaram a decisão do presidente.
Agnevan ouviu as opiniões de todos em relação a suspensão das aulas, “o vice prefeito Paulo do Gás terá reunião junto com o Secretário João Pio e o Diretor da Fundação na AMURC- Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, então, a partir da decisão que será tomada nessa reunião é que vamos avaliar e analisar a possibilidade de suspender as aulas da rede do município, concluiu.
A tarde na reunião da AMURC em Assembleia extraordinária, prefeitos da região decidiram suspender as aulas rede municipal e particular de ensino, inclusive unidades que atendem a Assistência Social e a suspensão de eventos com mais de 50 pessoas. Essas medidas são importantes para prevenir e proteger a população de uma possível proliferação da doença.
Nesse encontro estiveram presentes além de secretários de saúde dos municípios, prefeitos das cidades de Almadina, Barro Preto, Itabuna, Itajuípe, Buerarema, Coaraci, Firmino Alves, Camacan, Santa Cruz da Vitória, Ubaitaba, Itapitanga e Floresta Azul. O Presidente da AMURC, Aurelino Cunha salientou que essa decisão cada prefeito irá avaliar para seguir as mesmas recomendações.