5 de setembro de 2023
Iniciado em 1977 na primeira Festa Camacã e o Cacau pelos fazendeiros e ex-prefeitos, Luciano Santana e Anísio Loureiro, pelos fazendeiros Antônio Moura e Dr. Olímpio Vargens, o Torneio de Quebra do Cacau foi criado para homenagear os trabalhadores rurais que no dia-a-dia colhem, quebram e secam o cacau, garantindo o seu sustento.
Esse torneio se expandiu e até hoje é um dos eventos mais esperado da festa, já virou até matéria do Globo Esporte há anos atrás e até inspirou outras cidades a também realizar. A tradição continua sendo uma das maiores atrações da festa.
Esse ano mais uma vez a competição realizada pela Secretaria de Agricultura juntamente com sua equipe, na tarde de sexta feira (1º), premiou as duplas masculina e feminina em mil reais primeiro lugar, segundo lugar 500 reais e terceiro lugar 300 reais. O evento contou com a presença do Deputado Estadual Rosenberg Pinto que no final como é tradição participou amistosamente da quebra do cacau com o prefeito Paulo do Gás, a primeira-dama Patrícia Santana, secretários, vereadores e pessoas da comunidade.
O grande destaque dessa competição foi a vitória da dupla da Fazenda Bom Jardim de Jacareci que contagiou o público pela história emocionante revelada por Joel Dias de Matos, disse que desde os 13 anos de idade assiste o torneio e era o sonho participar, e ao chegar na fase adulta, não encontrava um parceiro ideal para fazer dupla. Esse ano finalmente cerca de 50 anos após, ele se inscreveu e ganhou em primeiro lugar com o companheiro Robson Gonçalves.
Foram 11 participantes, sete duplas masculinas e quatro femininas. No masculino, o segundo lugar José Raimundo e Reinaldo Ramos da Fazenda Rainha do Sul, terceiro lugar Faustino Pereira dos Santos e Alex da Luz Souza da Fazenda Santo Antônio.
No feminino o primeiro lugar foi a dupla Valdice Venância e Arlete da Associação Nova Ypiranga, segundo lugar Leilane Xavier e Elisângela de Oliveira da Fazenda Três Cruzeiros.
Fonte: ASCOM
Edição: Wellington Brito
Fotos: Paim Fotos e Filmes e Fernanda da Hora
Auxiliares de Edição: Izabel Santos e Fernanda da Hora